Windows Blue, procede?

Opa, e aí, senhores, tudo bem <3 ?

Hoje eu tava navegando no Tecmundo, quando eu me deparei com uma manchete que dizia:  "Novo Windows Blue vaza na internet". Entrei pra ver do que se tratava - pra quem não sabe, o Windows Blue é provavelmente uma atualização ao Windows 8, ou em teorias mais exageradas, um sistema operacional totalmente novo.

Fui conferir as imagens anexas à notícia, e me espantou que eu tive mais capacidade de observação do que toda uma equipe de jornalistas contratados da NZN Network. Bora ver as imagens (se tiver pequeno, Ctrl + clique pra ver a imagem maior).

Divisão de tela do Windows 8 (reprodução: Tecmundo)

Essa imagem aí não tem nada de absurdo. Na verdade, ela retrata uma função que é real no Windows 8, que é justamente o fato de você poder dividir a tela entre duas tarefas. Entretanto, até onde eu sei, só dá pra dividir um app da Metro com o desktop, pra você poder usar as duas interfaces ao mesmo tempo. Só que o xis da questão aqui não é a função, e sim o idioma. O texto na direita tá em polonês, e diz: "música no console Xbox: encontre algo pra reproduzir". Isso não é revelante de nenhuma forma, mas repara no idioma. POLONÊS. Quer dizer então que a unidade da Microsoft responsável pelo desenvolvimento de um sistema operacional tá na Polônia? Parece bastante legítimo. Mas isso ainda tá longe de ser o principal. Manja o que vem agora.

Calculadora do Windows ... ou nick de MSN? (reprodução: Tecmundo)

Mano, olha aquilo lá em cima. Só olha. Aquela saraivada de letra especial ali NÃO É POLONÊS. Aquilo ali se chama PALHAÇADA. A Microsoft JAMAIS iria usar uma merda assim. A menos que aquela menininha da favela de 11 anos agora esteja no cargo de desenvolvedora da Microsoft, α мicяσรσfт jαмαiร єรcяєvєяiα αรรiм.

Windows agora é bilíngue (reprodução: Tecmundo)


Beleza, você já viu que esse Windows tá totalmente em polonês, e tal, mas ... opa. Pera aí. O que é aquilo ali embaixo? "Unpin from Start"? Isso não é polonês! "Start"? Isso também não é polonês! Ah, mas calma,

provavelmente, mudou o idioma do sistema. Bom, a menos que "słonecznie mgliscie" seja inglês, não, o sistema ainda tá em polonês, com trechos em inglês. E como um cara com TOC, tem um negócio nessa imagem que tá me incomodando PRA CARACA.

Manja o ícone de imagem (clica aqui pra ver o zoom astronômico que eu dei). POR QUE ELE NÃO TÁ CENTRALIZADO, JESUS? Vocês acham mesmo que a Microsoft ia ter um desleixo tão absurdo com a interface Metro, ao ponto de deixar um ícone tão fora de centro como tá esse aí? Tá me dando arrepio esse negócio, de tão horrível que tá.

E ainda no assunto "desleixo com a interface", tem mais algumas imagens aqui (o texto aí embaixo é link, pode clicar):


Deixa eu comentar duas coisas aqui: primeiramente "\x2019" é o código do apóstrofo ... no Python, uma linguagem de programação que não foi usada em NENHUM arquivo do Windows. Me expliquem ateus como que o Windows tá tentando forçar um caracter unicode através de um código que ele não suporta? Claramente o espertão por trás das imagens foi tentar enfeitar a montagem, mas não sabia outra linguagem de programação além de Python, aí disse: "ah, não tem tu, vai tu mesmo".

E outra: meu TOC apitando de novo. Olha a imagem 5 de novo. Repara que essa imagem maior ultrapassa a borda da primeira miniatura na esquerda, e nem chega a completar a borda da última miniatura.

Na esquerda, a cagada do editor; na direita, como é no Windows 8. (fonte: meu computador)

Mano, olha aquele desastre ali na esquerda. Eu botei as linhazinhas em vermelho pra dar pra ver melhor como a imagem grande viola a borda sem piedade ali. A Microsoft NUNCA iria fazer uma cagada dessas. NUNCA.

Eu quero muito parar por aqui e publicar isso logo, mas ainda tem alguns lances aqui. Tipo essa imagem aqui. Não sei se vocês conhecem o funcionamento do "share" no Windows 8, mas eu vou explicar. Se eu tô na minha área de trabalho, não tem nada aqui que eu possa compartilhar nas redes sociais. Vou tirar uma screenshot pra vocês verem:


Entretanto, se você vai lá na Xbox Music e põe pra compartilhar uma determinada música, uma opção diferente aparece.


Naquela imagem que eu coloquei do Windows Blue, tá aparecendo as duas opções! Ou seja, o Windows tá te dizendo: "não tem nada pra compartilhar aqui. Só que tem, quer tirar uma print da sua área de trabalho?". Faz sentido? Não.

E o cara ainda conseguiu levar o nível de caquinha além. O sistema de devices do Windows também funciona bem como o share. Se você tiver um documento e abrir o menu Devices, aparece a impressora (caso você tenha uma, obviamente), com a opção de imprimir o documento. Nessa screenshot maravilhosa, o cara tem a opção de, em ordem de absurdez, projetar, IMPRIMIR E REPRODUZIIR?!?!?!?!? a área de trabalho. É, exato, vô aqui dar um play no menu Iniciar.

E magicamente o ícone das imagens centralizou horizontalmente agora. Verticalmente, continua cagado, mas o ícone mudou do nada de posição. Estranho isso aí, hein, produção?

Contudo, dessas imagens todas, a única que parece MAIS verídica (não parece verídica por que a parte branca ultrapassou a margem da parte azul lá em cima) é essa aqui. O Windows deveria ser mais personalizável, embora todas as cores e formas dele já funcionem de forma harmoniosa por si só. Acho que entregar tanto poder assim na mão do usuário resultaria em uma interface suja e feia.

Pra concluir, das duas uma: ou o Tecmundo tem a pior capacidade de observação da história, ou eles perceberam, mas se aproveitaram do rumor pra criar uma notícia sensacionalista (como eles fazem bastante) e gerar visitas no site (essa notícia já é a mais lida até o momento lá).

Bom, esse foi mais um Mythbusters post. Você acha que esse Windows Blue é verídico? Ou acha que é só um conjunto de montagem mal-feita? Comenta aí! <3

0 comentários:

Postar um comentário