E esse Windows 8, presta?

Sim.

E aí, caras, tudo bem <3 ?

Eu tô com o Windows 8 for a while now, e sempre ouvi muita gente falando mal dele - incluindo meu amigo Renan Quirino, a.k.a. Kamikaze - e nunca entendi o porquê. Explorei cada canto do sistema operacional neste tempo que estive com ele, usei a maior parte de suas funções, e tenho um veredito: o Windows 8 é excelente.

Esse post não vai ser um tutorial de como usá-lo: serão apenas as minhas opiniões, especificamente sobre a interface Metro.

With that in mind, let's get started. (eu preciso criar um blog em inglês pra aliviar esse desejo absurdo meu de usar expressões em inglês).

O Windows 8 é essencialmente o Windows 7. Tira o menu Iniciar e transforma ele em uma interface que te dá acesso aos programas do seu computador, além de ter completo controle sobre as plataformas sociais com uma interface linda. Esse é o Windows 8.

Meu menu iniciar

Se o Windows 8 se limitasse à interface Metro (essa aí de cima) acho que seria complicado para muitos se acostumarem. Mas é um Windows + D e BAM, você tá na área de trabalho, como sempre foi. Hoje não existe uma forma de usar somente a interface Metro, já que MUITOS programas ainda não desenvolveram seus aplicativos pra ela. Mas então, qual é a utilidade disso?

Eu curti por 3 pontos:

1. A interface, minimalista, do jeito que eu curto.
2. É totalmente personalizável, dá pra agrupar grupos de tiles.
3. Funciona como um social hub rodando em background.

Como vocês sabem, a principal razão pela qual eu quero trocar meu Galaxy W é porque eu uso ele ABSURDAMENTE muito por ele ser um social hub, então, o Windows 8 veio muito a calhar porque ele me traz as mesmas notificações que o meu celular traz, como novas interações no Twitter, notificações do Facebook, e-mails novos e afins. Além disso, ele já vem com alguns apps sociais bem interessantes built-in,  que são bem práticos pra checar casualmente como está o Facebook ou o Twitter - mas que ainda não são o bastante pra substituir completamente o MetroTwit.

Então, o Windows 8 é o Windows 7 com uma interface nova, bonita e funcional, um social hub e diversas outras funções nativas. Por que razão ele é ruim mesmo?

Por um problema chamado comodismo. Quem vê o Windows 8 enxerga um bicho de sete cabeças, e não entende como mexer. Aí a alternativa é falar que é um lixo, pra ele não se popularizar e não virar o sistema operacional padrão das máquinas. Em todo esse tempo que eu o uso, ele nunca deu nem UM problema de compatibilidade, ele nunca deu nem UMA travada. Youtubers grandes já usam o Windows 8 sem problema nenhum como o MarquesZero, o Pedro Pithan e o RolandinhoBR.

A área de trabalho do Windows 8, como sempre foi. (inception)

Pra felicidade delas, o Windows 8 tá longe de ser um sistema user-friendly. Ele é voltado para aquele cara que já conhece bem o Windows 7 e suas funções e quer se aventurar em algo novo. Se o objetivo da Microsoft era que o Windows 8 substituísse o Windows 7 nos desktops, acho que isso não vai acontecer.

Se você quer testar o Windows 8 pra ver no que dá, cria uma partição no HD e instala ele. Se curtir, formata todas as partições e instala definitivamente.

Provavelmente, sua interação com a interface Metro vai decair ao longo do tempo, devido ao costume que nós temos de interagir unicamente com a interface padrão do Windows. A gente vai procurar resolver todos os nossos problemas aqui antes de ir pra Metro. Mas sem dúvida, é uma interface que é muito útil, não só como social hub, mas para ver notícias, informações climáticas, entre outras coisas.

E você, tem o Windows 8 aí? O que acha dele? Prefere ele ao Windows 7? Comenta aí <3

Até depois, caras <3

1 comentários:

Unknown
20 de maio de 2014 às 06:22 comment-delete

Lixo de windows 8 e lixo de opinião.... vc achou lindo e td mais, mas me diga sobre a funcionalidade desse SO... Cadê a função multi tarefa??? Sua opinião deveria explorar mais o objeto de pesquisa antes de sair idolatrando e bendizendo uma merda como esse SO....

Reply

Postar um comentário